Carpas


REINO: Animalia
FILO: Chordata
CLASSE: Osteichthyes
ORDEM: Perciformes
FAMÍLIA: Ciprinidae
GÊNERO: Cyprinius
ESPÉCIE: Cyprinius carpio Linnaeus


A carpa é um dos mais antigos peixes adotados como ornamentais.  Foi na Ásia (China e Japão) que ela começou a ganhar popularidade e destaque. As carpas coloridas que apreciamos para aquário são provindas de uma variedade japonesa chamada Nishikigoi, que podemos traduzir por “carpa com brocado”. Existem algumas variedades selvagens de carpas, sendo as mais comuns no Brasil:
- carpa de escama (C. carpio), a que conhecemos como carpa japonesa e é o tipo primitivo da espécie. Tem o corpo alongado e todo recoberto per pequenas escamas. Os espécimes originais não tinham a coloração que observamos atualmente.


carpa espelho (C. carpio specularis), variedade criada para consumo e selecionada para obter maior quantidade de carne. Suas escamas são grandes e habitualmente seu ventre é desprovido de escamas.

carpa de couro (C. carpio nudus), muito semelhante à carpa espelho em forma, porém com corpo todo ou quase todo nu, e se tem escamas presentes estas estão no dorso.

Tanto a carpa espelho quanto a de couro são de coloração acinzentada e, se são utilizadas como ornamentais, é mais pelas curiosidades estéticas. Porém, hoje não é raro ver Nishikigois cruzadas com carpas espelho, resultando em colorido da primeira e corpo da segunda.

É um peixe de “água fria”, ou seja, seu conforto térmico está em torno de 23ºC, sendo que aceita temperaturas de 18ºC a 26ºC. temperaturas inferiores ou superiores provocam stress fisiológico e, se mantidas por longo tempo, podem provocar doenças. O pH deve ser mantido próximo ao neutro preferencialmente, mas aceitam uma faixa relativamente ampla, de pH=6,6 a pH=7,4. Também, preferencialmente água pouco mineralizada, ou seja, “mole” (baixo DH).

É uma espécie omnívora. Deve constar de seu cardápio, portanto, alimentos naturais de fonte animal (insetos, larvas), frutas diversas, grãos cozidos ou, preferencialmente, alimentos industrializados (que poluam menos a água) que contenham ingredientes animais e vegetais. Lembre-se que, quanto maior a variedade de alimentos disponíveis, maior a saúde e longevidade do peixe.

O crescimento da Nishikigoi é bastante acelerado. Em média, no primeiro ano de vida ela alcança de 10 a 20 centímetros; 30 centímetros no segundo ano; 37 a 40 centímetros no terceiro ano; 45 a 50 centímetros no quinto ano e 55 a 70 centímetros em 10 anos. Já foi relatado um exemplar com 153 centímetros e 45 kg. É um peixe de alta longevidade. Não raro, passam de 50 anos, chegando comumente a 70 anos. Há relatos de haverem exemplares com 200 anos no Japão.

Por ser muito resistente e gracioso, é um dos peixes (junto com o Kínguio) mais indicados para aquaristas iniciantes, também por não serem muito caros (isso os exemplares menos purificados).
No mundo, e não diferente no Brasil, existem associações de criadores profissionais de Nishikigois. 

Esses exemplares, altamente purificados, alcançam valores astronômicos no mercado, não raro chegando a vários milhares de dólares. Apenas para ter uma idéia, certa vez visitei uma mostra, em que havia um exemplar com aproximadamente 20 centímetros e absolutamente preto (apenas as íris eram cor de mel), que estava sendo vendido por 25 mil dólares. Isso, há uns 20 anos atrás.
Eis algumas variedades:
carpas
Não existem dois exemplares iguais. Essa exclusividade, aliada à longevidade e mansuetude da espécie, faz-na ser considerada um dos “reis” da água doce.
carpas